terça-feira, 20 de setembro de 2011

História para refletir - Quando estou em pé, então estou em pé

Esse texto é retirado da revista Der Weg, que é uma revista para aqueles que estão aprendendo alemão e, obviamente, também pode ser muito útil para professores. Além do acesso on-line, ela pode ser pedida gratuitamente pelo site e recebida em casa pelo correio. A revista contém histórias e curiosidades sobre lugares - cidades, montanhas, regiões - da Alemanha, além de datas comemorativas e biografias de algumas pessoas ilustres que falaram alemão. Além disso, os textos são marcados com asteriscos por seu nível de dificuldade, o que pode ser muito útil, caso algum professor queira utilizar alguma parte da revista em sala de aula. O texto seguinte não tem marcação nenhuma mas é bem interessante para fixar estruturas com wenn, por exemplo.



Wenn ich stehe, dann stehe ich 

Ein in Meditation erfahrener Mann wurde einmal gefragt, warum er trotz seiner vielen Beschäftigungen immer so gesammelt sein könne. Dieser sagte: 

„Wenn ich stehe, dann stehe ich. Wenn ich gehe, dann gehe ich. Wenn ich sitze, dann sitze ich. Wenn ich esse, dann esse ich. Wenn ich spreche, dann spreche ich...“ 

 Da fielen ihm die Fragesteller ins Wort und sagten: „Das tun wir auch, aber was machst du noch darüber hinaus?“ Er sagte wiederum: 

 „Wenn ich stehe, dann stehe ich. Wenn ich gehe, dann gehe ich. Wenn ich sitze, dann sitze ich. Wenn ich esse, dann esse ich. Wenn ich spreche, dann spreche ich. Wenn ich bete, dann bete ich...“

Wieder sagten die Leute: „Das tun wir doch auch.“ 

Er aber sagte zu ihnen: „Nein. Wenn ihr betet, seid ihr schon wieder bei euren Geschäften. Wenn ihr sitzt, dann steht ihr schon. Wenn ihr steht, dann lauft ihr schon. Wenn ihr lauft, dann seid ihr schon am Ziel...“

Ja, da hat der weise Mann schon recht! Wenn wir etwas tun, sind wir mit unseren Gedanken schon wieder bei der nächsten Sache. Wir haben scheinbar keine Zeit mehr, uns nur auf eine Sache zu konzentrieren. 

Aber wie wichtig ist es, dass wir wieder lernen, die Dinge, die wir tun, wirklich richtig zu tun und nicht mehrere Dinge gleichzeitig erledigen zu wollen! Lernen wir also wieder die Kunst, uns jeweils auf die Sache zu konzentrieren, die vor uns liegt – es lohnt sich bestimmt!

___

Quando estou em pé, então estou em pé 

Uma vez perguntaram a um homem experiente em meditação, como ele, apesar de suas muitas ocupações, podia estar sempre tão concentrado. Ele respondeu: 

 -Quando eu estou em pé, então estou em pé. Quando eu ando, então eu ando. Quando estou sentado, então estou sentado. Quando eu como, então eu como. Quando eu falo, então eu falo...

Daí aqueles que tinham feito a pergunta interromperam: 

-Isso nós fazemos também, mas o que você faz além disso?

Ele disse novamente: 

-Quando eu estou em pé, então estou em pé. Quando eu ando, então eu ando. Quando estou sentado, então estou sentado. Quando eu como, então eu como. Quando eu falo, então eu falo. Quando eu rezo, então eu rezo...

Novamente, as pessoas disseram: 

-Mas nós fazemos isso também!

E ele disse aos outros: 

-Não. Quando vocês rezam, já estão novamente em seus negócios. Quando vocês estão sentados, então já estão em pé. Quando vocês estão em pé, então já estão correndo. Quando vocês correm, então já estão no destino...

Sim, então o homem sábio tem razão. Quando nós fazemos alguma coisa, estamos com nossos pensamentos já na próxima coisa. Nós, aparentemente, não temos mais tempo, para se concentrar apenas sobre uma coisa. 

Mas como é importante aprender de novo a fazer realmente direito as coisas que nós fazemos, e não querer resolver várias coisas ao mesmo tempo! Assim, aprendemos novamente também a arte de nos concentrarmos, respectivamente, sobre o que está diante de nós - vale a pena com certeza!




Um comentário:

  1. Quando estou em pé, então estou em pé 
    (versão com alguns retoques de estilo do prof. Zé Pedro Antunes)

    A um homem experiente em meditação perguntaram certa vez como, apesar de suas muitas ocupações, conseguia estar sempre tão concentrado. Ele respondeu: 

    “Quando eu estou em pé, então estou em pé. Quando eu ando, então eu ando. Quando estou sentado, então estou sentado. Quando eu como, então eu como. Quando eu falo, então eu falo...”

    Nisso, os inquiridores o interromperam: “Isso nós fazemos também, mas o que você faz além disso?” E ele tornou a dizer:

    “Quando eu estou em pé, então estou em pé. Quando eu ando, então eu ando. Quando estou sentado, então estou sentado. Quando eu como, então eu como. Quando eu falo, então eu falo. Quando eu rezo, então eu rezo...”

    Outra vez eles disseram: “Isso nós fazemos também.”


    Ele, porém, lhes disse: “Não. Quando vocês rezam, vocês já estão de novo em seus negócios. Quando estão sentados, então já estão em pé. Quando estão em pé, então já estão correndo. Quando vocês correm, então já chegaram ao destino...”

    É, nisso o homem sábio tem toda razão! Quando fazemos uma coisa, estamos com nossos pensamentos já na próxima. Aparentemente, não temos mais tempo para nos concentrarmos em uma só coisa. 

    Mas quão importante é reaprender a fazer realmente direito as coisas que fazemos e a não querer resolver várias coisas ao mesmo tempo! Reaprendamos, pois, a arte de nos concentrarmos, respectivamente, no que está diante de nós – com certeza vale a pena!

    ResponderExcluir