Sobre mim


Em 2006, dei início ao blog Ideias insólitas & Pensamentos modestos, posteriormente reformulado para Ideias Modestas, onde eu já postava algumas traduções e escrevia artigos sobre literatura e música, além de postar alguns poemas e contos de minha autoria. Sou graduado (bacharelado e licenciatura) em Letras com habilitação em língua alemã e portuguesa pela Unesp de Araraquara, onde também realizei o meu mestrado em Estudos Literários, na área de literatura inglesa, amparado pela Fapesp, com o projeto "The Lord of the Rings e a estética da finitude", com término em junho de 2011. A graduação em língua alemã e o mestrado em literatura inglesa me deram um amplo conhecimento de ambas as línguas, o que me possibilita um trabalho consistente em ambas as áreas.

Atualmente, curso doutorado na mesma instituição com o projeto "A espada e a luneta: a descoberta do mundo entre o ordinário e o maravilhoso", em que pretendo comparar os contos de fadas artísticos (Kunstmärchen) Klein Zaches, gennant Zinnober (O Pequeno Zacarias chamado Cinábrio) de E. T. A. Hoffmann e Farmer Giles of Ham (Mestre Gil de Ham) de J. R. R. Tolkien. Nesse trabalho reúno contribuições da História e da Física recente (em especial da cosmologia e da física de partículas), buscando um contraponto sobre como o senso comum ainda se baseia em grande parte nos conceitos da "Física do visível" de Newton para assim moldar sua visão "racional", utilitária, mecanicista e imediatista de mundo e como as descobertas da Nova Física, com as teorias da Relatividade e Quanticas, desafiam as antigas, mas ainda plenamente aceitas, concepções de mundo e de linguagem, verificando também, de que forma a linguagem discursiva se reconfigura, através da imaginação e da linguagem poética, para expressar as novas concepções de mundo que brotaram com o surgimento da Nova Física e se fazem cada vez mais presente, por exemplo, no contexto da Ecologia.

Paralelamente à pesquisa acadêmica voltada à literatura, sempre tive um grande interesse por música, especialmente os períodos medieval, renascentista e barroco. Devido a esse interesse por música e a cultura alemã, foi me sugerido - como parte do estágio da licenciatura em língua alemã - dar uma aula sobre a música nos territórios de língua alemã. Assim, apresentei essa aula como parte de um curso de extensão sobre cultura alemã no ano de 2008, na Unesp de Araraquara e na UFSCar. O tema da aula seria inicialmente "A Música Alemã no Século XX", mas preferi um título um pouco mais abrangente: "De Wagner a Wir Sind Helden", sob o qual eu abarquei tanto a música clássica quanto a música pop, de fins do século XIX ao início do século XXI, tendo como assunto da aula compositores e grupos como Wagner, Schönberg, Stockhausen, Kraftwerk e Wir Sind Helden. Há nesse blog dois posts sobre o tema.
Inter-Daf - Herder Institut - Leipzig

Durante minha graduação, ganhei três bolsas para curso de línguas no Instituto Goethe em São Paulo, além de ter frequentado alguns cursos de aperfeiçoamento e aprofundamento da APPA (Associação Paulista dos Professores de Alemão) e, posteriormente, continuei meus estudos de língua alemã na Aliança Idiomas em São Carlos. Em janeiro e fevereiro de 2011, participei de um curso de inverno (Winterkurs) de aperfeiçoamento em língua alemã no Herder-Institut da Universität Leipzig, com bolsa concedida pelo DAAD (Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão).



16 97775017 begin_of_the_skype_highlighting            16 97775017      end_of_the_skype_highlighting begin_of_the_skype_highlighting            16 97775017 begin_of_the_skype_highlighting            16 97775017      end_of_the_skype_highlighting      end_of_the_skype_highlighting